top of page

A Cultura Maker vai permanecer pós Pandemia?

Após um ano inteiro de quarentena a flexibilização (muitas vezes clandestina) ou não tá ai, mas será que vamos continuar com a cultura do maker tão forte pós pandemia?

 

Durante 2020 vimos o BOOM de diversas tendências de "Faça Você Mesmo" (DIY) para a moda vide o TIE DIY fazendo tanto sucesso e infestando o guarda roupa de geral, roupas com amarrações simples, customização de moletom (peça xodó que não saberemos desapegar) e muito, mas muito uso de macramé, crochê e tricô.


Essa comportamento foi além da vestimenta com a fabricação caseira de pães, velas, sabonetes e acessórios diversos para a casa, e claro que não podemos deixar de dar crédito aos novos produtores de conteúdo e entusiastas de quarentena em compartilhar seus processos com todo mundo.

Por consequência desse novo comportamento o Pinterest teve um crescimento exponencial durante a Pandemia, onde a divulgação de fotos, videos e tutoriais virou janela de divulgação para outras mídias sociais.




Além do Pinterest o TIKTOK foi o grande destaque em produção de conteúdos e disseminação de tendências Maker, com videos curtos e dinâmicos engajando uma nova geração.

Apesar de todo esse crescimento a falta de matéria prima fez com que o "Faça Você Mesmo" ultrapassasse as barreiras e começasse a produzir os próprios insumos com técnicas biodegradáveis e diversas!


Mas afinal após todo esse isolamento e a grande procura por novos hobbys vão se manter?


Não só vão se manter como já estão se modificando e sendo fonte de crescimento econômico para muitas pessoas que perderam empregos durante a Pandemia, a crise econômica é real e tangível portanto pequenos produtores serão essenciais para a reconstrução da indústria da moda brasileira.


As adaptações de tendências maker passam por um futuro de consumo escapista pós pandêmico com o anseio de muita ostentação, luxo e celebração (afinal já estamos até planejando nosso look para tomar a vacina!)

Separei algumas dessas tendências que eu mesma já quero colocar em prática:


Acessórios em Pedraria e Miçangas

A tendência vai bem além de pulseiras e colares e invade a produção de bolsas e roupas dando um ar despojado quando colorido e sofisticado com cores mais sóbrias


Tecidos Bio

A falta de insumos e a busca por formas sustentáveis de produção têxtil fez com que a procura por bio tecidos crescesse e se tornasse a tendencia queridinha do momento para Designers aventureiros da ciência, Kombucha e Algas são as mais comuns.


Crochê

Marcando presença forte em Fashion Weeks o Crochê veio ganhando força entre grandes nomes da moda e hoje com uma reformulação fashion e com tons de vintage é uma queridinha da geração TIKTOKER


Upcycling

Mais uma consequência da falta de insumos, reformulação de modelagem e sustentabilidade o Upcycling se tornou presente até mesmo na Alta Costura francesa com Viktor & Rolf


Independente de qual tendência de produção estiver em voga no momento a febre maker é um indicio de valorização de manualidades tradicionais que ganham uma nova roupagem, trazendo assim à tona a necessidade da transparência da fabricação têxtil global e incitando uma veia sustentável no consumidor.


Me conta aqui nos comentários, quais dessas técnicas você está louco para usar? e para mais inspirações não deixe de acompanhar nosso instagram @backstagefashionstories.


Comments


bottom of page