Exposição "Um Defeito de Cor" Chega a São Paulo: Revisão da Identidade Brasileira em Destaque
Chega a São Paulo uma das exposições mais aguardadas do ano: "Um Defeito de Cor". Inspirada no livro homônimo da renomada autora Ana Maria Gonçalves, a mostra propõe uma instigante revisão historiográfica da identidade brasileira. Com curadoria compartilhada entre a autora mineira, Marcelo Campos e Amanda Bonan (MAR), a exposição será aberta ao público a partir de 25 de abril no Sesc Pinheiros.
Foto: Silvana Mendes- Desconstrução de Visualidades Negativas em Corpos Negros
"Um Defeito de Cor" é fruto da parceria entre o Sesc São Paulo e a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), com a concepção original do Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR). A mostra, que já passou pelo MAR e pelo Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB) em Salvador, chega agora à capital paulista para provocar reflexões sobre os contextos sociais, culturais, econômicos e políticos do século 19 e seus reflexos na contemporaneidade.
Ao todo, serão exibidas 372 peças, incluindo arte têxtil, fotografias, instalações, cartazes, pinturas e esculturas de artistas do Brasil, da África e das Américas. A exposição, vencedora do prêmio Casa de las Américas, oferece uma imersão na essência de temas como os levantes negros, o empreendedorismo, o protagonismo feminino e o culto aos ancestrais.
Foto: Tarsila Custodes - Aparicao Xica da Silva - 2020
Entre as novidades apresentadas no Sesc Pinheiros estão os figurinos e croquis das fantasias do Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela, inspirados no livro de Ana Maria Gonçalves. Além disso, serão exibidas obras inéditas, como o "Retrato de Ana Maria" de Panmela Castro, "Bori - filha de Oxum" de Moisés Patrício e o mural "romaria" de Emerson Rocha.
Foto: Silvana Mendes- Desconstrução de Visualidades Negativas em Corpos Negros
A exposição, dividida em dez núcleos não-lineares, proporciona uma experiência única aos visitantes, explorando os conceitos apresentados no romance de Ana Maria Gonçalves e sua relevância para compreender as identidades africanas que constituem a população brasileira.
Ana Maria Gonçalves, co-curadora da exposição, expressa sua emoção ao participar da equipe de curadoria: "Retomar ao ‘Um defeito de cor’ e, desta vez, como participante da equipe de curadoria da exposição que leva o nome e a ideia do livro é, ao mesmo tempo, um conjunto de experiências antagônicas e complementares."
Foto: Tessi Sodokpa Cotonou / Marcio Vasconcelos
Não perca a oportunidade de mergulhar nessa narrativa envolvente sobre a história e a cultura afro-brasileira. A exposição "Um Defeito de Cor" estará em cartaz no Sesc Pinheiros de 25 de abril a 1º de dezembro de 2024. A entrada é gratuita. Venha se inspirar e se emocionar com essa jornada pela identidade brasileira.
"Um Defeito de Cor"
- Curadoria: Amanda Bonan, Ana Maria Gonçalves e Marcelo Campos
- Abertura: 24 de abril, quarta-feira, às 19h
- Visitação: de 25 de abril a 1º de dezembro de 2024
- Horários: terça a sábado, das 10h30 às 21h; domingos e feriados, das 10h30 às 18h
- Local: Espaço Expositivo (2º andar) | Sesc Pinheiros – Rua Paes Leme, 195
- Entrada: Grátis | Livre
- Estacionamento: disponível no local.
Comments